home história família história serviços eventos contato

Os Presidentes

Confira a história de alguns dos nossos presidentes

Afonso Gasparini Filho

   De 1997 - 2011

 

Veja história do eterno presidente contada por seu filho Julliano Douglas Gasparini, em depoimento publicado no jornal Folha Notícias, edição de 12 de agosto de 2011.

 

 

O Tuto hiperativo já trabalhava aos dez anos de idade, com seu pai Afonso Gasparini, no primeiro açougue da cidade, que pertencia a nossa família. Quando adulto, cuidou de seu próprio estabelecimento, o Supermercado Vinhedo (o mercadinho do Tuto), por 33 anos. Foi fundador da Associação Comercial e Industrial de Vinhedo-ACIVI (e também da de Louveira, com o ilustre amigo Alides Cogo), que presidiu por 20 anos em cinco mandatos. Nesta associação, no início dos anos 90, colaborou com as policias Civil e Militar de Vinhedo, com doações que vão desde estofados, manutenção e peças para viaturas a armas de grosso calibre. Por duas vezes foi presidente e por quatro vezes tesoureiro do Lions Clube. Co-fundador da Junta Administrativa de Recursos de Infrações, membro do Conselho Municipal de Saúde, tesoureiro por cinco vezes e mais cinco presidente da Associação Italiana Vinhedense. Quando do centenário de nossa Associação Italiana, em 2009, foi homenageado pela Câmara Municipal. Era um ítalo-brasileiro fervoroso e não continha as lágrimas ao ouvir os hinos nacionais de Brasil e Itália.

 

Costumava dizer que há homens que fazem a História e os que contam a História. Acho que ele ajudou a escrever a História de Vinhedo e também de Louveira. Afinal, participou ativamente do nosso desenvolvimento social, e como cidadão contribuiu com entidades assistenciais, entre as quais CEIVI, Lar da Caridade, Associação São Vicente de Paula e Santa Casa. A Santa Casa de Vinhedo ocupou um capítulo especial em sua vida. Tuto era membro de sua Mesa Administrativa, que integrou a partir de 1989, e seu diretor tesoureiro desde 2009. Na quinta-feira, dia 4 (de agosto de 2011), depois de uma forte sessão de radioterapia, não quis repousar. Mesmo em plena luta contra o câncer, saia de seu quarto no hospital para assinar contas como tesoureiro.

 

Assim era o Tuto, incansável. Mesmo depois de se aposentar, continuou trabalhando, até demais. A gente avisava, mas assim era ele, não parava nunca. Minha mãe Inês Boriero Gasparini, meu irmão Afonso Gasparini Netto, minha irmã Mirthys, minha filha Angella e os os nossos demais familiares seguiremos pela vida sem perder de vista os caminhos de Tuto. Em cada passo de sua caminhada de 62 anos, semeou lições de vida e deixou rastros de eternidade. Sua história é o nosso grande conforto.

 

Genealogia

Nome do pai: AFONSO GASPARINI

Nome da mãe: ANGELA CANELLA GASPARINI

Avô paterno: GIOVANNI GASPARINI

Avó paterna: ANA LOMBARDINI GASPARINI.

 

 

 

Veja aqui o obituário publicado

na Folha de S.Paulo